O Que é Essencial - A - A - E - I

Eu penso que há quatro elementos fundamentais à vida e à sociedade, e eu encorajo pessoas- especialmente os jovens- a abraçar essa causa e lutar por elas a longo prazo- para as gerações futuras:
Água - Alimentos (agricultura) - Energia - Sistema eleitoral


Água.
Água Água limpa é essencial; para beber, para todas as necessidades domésticas e ecológicas, agricultura e indústria (geralmente nessa ordem). A vida não pode existir sem acesso à água, o qual faz as reservas de água fresca e os sistemas da sua distribuição serem um alvo principal para aqueles que dominam a sociedade. Já agora, os interesses das grandes corporações são - muito diligentemente e muito calmamente - conseguindo ganhar controle dos sistemas mundiais de água potável.
O suprimento de água limpa deve continuar, e permanecer como um recurso público comum!

Alimento
Alimento = agricultura Por talvez oito mil dos últimos dez mil anos, as comunidades produzem seus próprios alimentos. Mas nos últimos dois mil anos, a agricultura de produção local de alimentos vem sendo substancialmente substituído pela agricultura industrializada, apoiadada em parte pelo transporte relativamente barato dos campos para os mercados. Água e energia são ambos chaves do complexo agricultura - mercearias, e esses dois elementos já estão sendo dominados pelas grandes corporações. Tente imaginar a mudança nos preços e disponibilidade das comidas, quando o custo da água e energia para agricultura e transporte quadruplicar ou mais, à medida que elas se tornam escassas ou objeto de controle monopólico. Tudo está interconectado e interdependente.
Maior produção local, assim como distribuição local, é essencial para a sobrevivência da nossa cultura.

Energia
Energia. Nos últimos cem anos, "energia" tem significado "óleo e gás natural" - os combustíveis fósseis do petróleo extraído do solo - mas não era o petróleo antes e provavelmente não venha a ser depois. Em apenas algumas gerações, nós já estamos atingindo o "pico do óleo". A vida moderna não pode operar sem energia, o que faz os combustíveis fósseis serem também um alvo primordial para o controle dominante por aqueles que supostamente controlariam a sociedade. As grandes corporações têm tido notável sucesso no controle gradual das fontes principais de energia. De fato, há outras fontes sustentáveis de energia: Eólica, solar, nuclear e outras - mas todas parecem ter suas limitações de segurança, quantidade ou custo. Um dos ações que podemos fazer agora e usar menos energia,
Conservação e eficiência, mais algo de pesquisa e desenvolvimento de fontes alternativas de energia são essenciais.

Integridade do sistema eleitoral
Integridade do sistema eleitoral. Nos últimos dois mil anos, o que nós chamamos de democracia, o poder do povo, está sob o mais substancial risco ano após ano. Assim como as pessoas têm a habilidade de controlar seu próprio destino, através da regra majoritária do voto popular, os maiores sistemas comunitários serão obrigados a servir o povo e responder às necessidades e desejos do público. Mas quando essas mesmas grandes corporações têm o controle da água, energia, alimentos e contagem de votos populares, eu vejo a volta à dominância ditatorial não conhecida por milhares de anos, mas que tem de fato estado presente quando um imperador controlava a água, energia, alimentos e voz do das massas.
Crítica para a sociedade é uma urna com cédula de papel verificavel pelo eleitor, capaz de leitura humano sem maquinarias, e verificado com ao menos exames aleatórios dos papeis em cada eleição.


AAEI (WFEV em Ingles) pode não ser um acrônimo puro, mas é a chave a um humanidade equitavel e sustentavel.

Tenta imaginar uma sociedade sem a disponibilidade plena e justa de qualquer dos quatro!

Marian Beddill HomePage
Bellingham Washington - 2005
com ajuda da Larissa na tradução.
{permissao limitada de copyright esta assim dado para citar, imprimir, redistribuir ou copiar este pagina,
mais somente no seu enteridade e a obrigacao de incluir pleno credito ao autor.}

(original em ingles)